O marketing de alimentos é praticado pela indústria alimentar, com o objetivo não apenas de vender comida, mas uma ideia, para fidelizar o consumidor. Algumas das ideias mais vendidas são aquelas que atrelam o produto a sensação de conforto, saúde, liberdade ou interesse pelo novo. Apesar disso, é necessário responsabilidade de profissionais da área, observando legislação específica, ética, qualidade do alimento e muito mais. O marketing de alimentos está presente em todos os lugares, do rótulo do produto ao cardápio de restaurantes, sendo uma área sempre muito ativa. O curso de Marketing de Alimentos aborda fundamentos, aplicações, legislação e outros pontos essenciais.
Para quem é esse curso?
O curso livre de Marketing de Alimentos é destinado a estudantes e profissionais de marketing, publicidade e propaganda, design, e áreas relacionadas, que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto para se destacar no setor alimentício.
Principais Tópicos do Curso
Fundamentos de Marketing
Definição e Conceito de Marketing
História do Marketing
História do Marketing de Alimentos
O Futuro do Marketing de Alimentos
Comportamento do Consumidor de Alimentos
Público Interno e Externo
Cadeia de Valor para o Consumidor de Alimentos
Satisfação do Cliente
Necessidades dos Clientes
Expectativa dos Clientes
Percepção dos Clientes
Processo Decisório de Compra
Fatores Psicológicos
Fatores Socioculturais
Fatores Situacionais
Estímulos de Compra
Perfil do Consumidor de Alimentos
Influenciadores do Perfil
Mercado
Social
Cultural
Psicológico
Tendências
Ética do Consumidor
Evolução do Consumo de Alimentos
Características de Produto e Mercado
Marketing de Alimentos Infantis
Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância
Alimentos à Base de Cereais para Alimentação Infantil
Fórmulas Infantis
Marketing de Alimentos para Fins Especiais
Alimentos Diet
Alimentos Ligth
Alimentos para Restrições Alimentares
Alimentos para Grupos Específicos
Marketing de Alimentos para Diferentes Populações e Filosofias Alimentares
Marketing Nutricional
Alimentos Funcionais – Sensibilização do Consumidor
Incentivo de Marketing à Alimentação e Vida Saudáveis
Marketing e o Consumo de Alimentos
Ciclo de Vida do Produto Alimentício
Estratégias de Marketing de Alimentos
Demanda e Oferta de Mercado
Pesquisa de Mercado de Alimentos
Pesquisa Científica com Alimentos para Fins de Marketing
Segmentação de Mercado de Alimentos
Marketing de Alimentos e o Mercado Étnico
Análise de Ambiente em Marketing de Alimentos
Macroambiente
Microambiente
Estratégias Competitivas em Marketing de Alimentos
Liderança em Custo
Liderança em Diferenciação
Nicho de Mercado ou Enfoque
Políticas de Comunicação em Marketing de Alimentos
Políticas de Distribuição de Alimentos
Canais de Marketing de Alimentos
Canais de Comunicação
Canais de Distribuição
Canais de Venda
Marketing Promocional
Marketing Direto
Merchandising
A Imagem do Produto Alimentício
Diferenciação de Mídias em Marketing de Alimentos
Elementos de Comunicação
Posicionamento de Marcas
Embalagem de Produtos Alimentícios como Ferramenta de Marketing
Histórico Mundial das Embalagens
Conceitos de Embalagem
Tipos de Embalagem
O Rótulo da Embalagem
Objetivos das Embalagens
O Design da Embalagem
A Importância das Cores na Embalagem
Interesse do Consumidor nas Informações da Embalagem
Legislação em Marketing de Alimentos
Lei 11.265, de 3 de Janeiro de 2006, que Regulamenta a Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância
Resolução ANVISA RDC nº 222, de 05 de Agosto de 2002 – Aprova o Regulamento Técnico para Promoção Comercial de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância
RDC nº16, de 30/04/99 – Trata da Legislação para Alimentos Novos
RDC nº 18, de 30/04/99, RDC nº 19, De 30/04/99 Trata da Legislação de Alimentos com Alegações de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde
Rotulagem de Alimentos
RDC nº 259, de 20 de Setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados
RDC nº 360 de 23/12/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde – BRASIL, que Trata da Determinação da Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados
Informações Nutricionais nos Produtos Alimentícios
Decreto-Lei nº 986, de 21 de Outubro de 1969: Institui Normas Básicas sobre Alimentos
Manual Técnico de Monitoramento de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde
Lei de Biossegurança
Auditoria Comercial em Marketing de Alimentos
Marketing Social em Alimentos
Conceitos de Desenvolvimento Sustentável
Ética e Responsabilidade Social
Marketing para Causas Sociais
Marketing de Alimentos e Saúde Pública
Marketing de Alimentos e o Meio Ambiente
O Consumidor Ambiental
Alimentos Ambientalmente Saudáveis
Alimentos Orgânicos
Oportunidades para o Marketing Ambiental.
VÍDEO AULAS DE QUALIDADE
APOSTILAS COMPLETAS
PROFESSORES ESPECIALIZADOS
CERTIFICADO VÁLIDO E RECONHECIDO
Perguntas Frequentes
Como funciona o curso? Ele é autorizado pelo MEC?
Os cursos do Portal Educação te ensinam por intermédio da EaD (Educação a Distância), com animações e games (do tipo quiz) que estimulam a interatividade e a interação. O Portal Educação oferece cursos livres, de atualização e qualificação profissional. São destinados a proporcionar ao profissional conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências e não exigem escolaridade anterior. O MEC (Ministério da Educação), trata da política nacional de educação em geral, mas autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação.
Vou aprender mesmo?
Os cursos do Portal Educação são dinâmicos e com várias vantagens comparadas a um curso presencial. Você terá recursos como: • Flexibilidade TOTAL de estudo, 24h por dia, sem limite de acesso!
Tem certificado?
Os alunos aprovados receberão o Certificado Digital em seu espaço virtual, após a nota média e prazo mínimo de estudo exigido. Os cursos do Portal Educação lhe dão a certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e extensão. É importante saber que esses títulos não se equivalem às certificações de cursos técnicos ou de formação escolar, e não dão o direito de assumir responsabilidades técnicas.
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Avaliação dos Especialistas
Nossos especialistas avaliam os cursos baseando-se na satisfação dos usuários que já fizeram o curso, na quantidade de inscritos e pelo conteúdo oferecido.
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